BARCELONA – Museu Picasso

BARCELONA – Museu Picasso

Crédito imagem: Museu Picasso de Barcelona / Sala de Las Meninas. Foto: Juan Ávila /  Museu Picasso y el Arxiu Històric de la Ciutat de Barcelona-Arxiu Fotogràfic–AHCB-AF

Esse post faz parte da blogagem coletiva da #MuseumWeek de blogueiros da RBBV. Museus do mundo todo estão fazendo um tuitaço durante toda esta semana, a #MuseumWeek, e os blogueiros brasileiros estão participando ativamente. No final do post você encontra a lista com todos os posts participantes.

Barcelona é uma cidade linda, cheia de atrações e coisas pra ver. Já demos um panorama geral sobre Barcelona, e agora a gente resolveu escrever sobre o Museu Picasso, um dos museus mais tradicionais e procurados pelos turistas que vem para a cidade. Criado em 1963 por um dos melhores amigos de Picasso, seu secretário Jaume Sabartés, o museu abriga 4.250 obras do pintor espanhol, que estão distribuídas em salas em ordem cronológica. É muito legal!

O Museu Picasso fica no Bairro Gótico, na parte da cidade chamada “Ciutat Vella” (ou Cidade Velha). Isso significa que pra chegar no museu você vai passar por vielas medievais, com construções de pedra antiquíssimas por todos os lados. Como ali é uma área turística, os arredores do Museu Picasso contam com diversas opções de comes e bebes e lojinhas de souvenirs.

Aliás, se você vai para Barcelona pode reservar o hotel pela nossa caixinha especial do Booking.com ! Nós ganhamos uma comissão da compra para ajudar a manter o blog e você não paga nenhum centavo a mais por isso! Ainda conta com a segurança do booking.com e pode pedir ajuda pra gente se estiver com alguma dúvida. Para ajudar, fiz uma caixinha específica para pesquisas de hospedagem em Barcelona, olha só:



Booking.com

Como não poderia deixar de ser, o Museu Picasso está hospedado em um edifício medieval muito bonito, e só de poder entrar nesse prédio já se tem uma experiência interessante. O museu tem dois andares, a planta baixa que está no nível da rua e o primeiro andar (ou primeira planta).

Parte externa do edifício do Museu Picasso

Parte externa do edifício do Museu Picasso

Vamos começar pela primeira planta, que está acima do nível da rua, porque é ali que está a exposição permanente do museu, ou seja as obras de Pablo Picasso. Como já disse as obras estão distribuídas em salas em ordem cronológica, então é só seguir as setas pra dar a volta completa e não perder nenhum quadro/desenho/escultura desse artista que é um dos maiores pintores espanhóis da contemporaneidade. Nessas salas, além das obras, existem explicações escritas nas paredes sobre os períodos que aquelas obram contemplam, o que elas significavam na vida do autor e etc. Os textos estão em catalão, espanhol e inglês. Existe um serviço de áudio em várias línguas que você pode solicitar na bilheteria (é tipo um radinho, você digita o número da obra ou da sala e um áudio explicativo começa).

Nas primeiras salas podemos ver o começo da carreira artística de Picasso, que é bem diferente das obras cubistas famosas. Picasso era filho de artistas e desde menino foi incentivado a descobrir seu lado artístico. Seus primeiros quadros são retratos, paisagens e cenas cotidianas bastante naturalistas. O belo uso da luz e sombra e as pinceladas marcantes já demonstram o talento do pintor. Nas primeiras salas você vai passar por diversas pinturas e desenhos naturalistas. Ele frequentou a faculdade de belas artes então sabia muito bem fazer o estilo clássico. Eu sempre fui uma grande fã do cubismo do Picasso, mas não sabia que ele tinha feito antes tantas obras tradicionais… Isso só prova o qual genial o pintor era, a ponto de ser um mestre na arte do tradicional e um verdadeiro artista com estilo próprio em seu cubismo revolucionário.

Museu Picasso de Barcelona / Sala de Las Meninas. Foto: Juan Ávila / Museu Picasso y el Arxiu Històric de la Ciutat de Barcelona-Arxiu Fotogràfic–AHCB-AF

Museu Picasso de Barcelona / Sala de Las Meninas. Foto: Juan Ávila / Museu Picasso y el Arxiu Històric de la Ciutat de Barcelona-Arxiu Fotogràfic–AHCB-AF

Ao caminhar mais um pouco pelo Museu Picasso, você poderá notar que o estilo do pintor vai mudando – isso sempre associado ao momento histórico e pessoal por qual ele passa. Aos poucos percebemos que as pinceladas deles ficam mais grossas e abstratas, que o uso das cores muda e que as figuras começam a ficar geométricas. É legal também observar os desenhos e croquis que ele fazia antes de pintar – tem vários expostos pelo museu, ao lado das obras finais. Passamos pela sala onde estão expostos os quadros da fase azul e da fase rosa. Ao chegar nas salas dos quadros que são de fato cubistas, você estará impressionado!

Uma das salas mais interessantes do Museu Picasso é aquela onde estão expostas mais de 57 versões do quadro “As Meninas”.  Picasso se inspirou na obra original de Velásquez e fez a sua própria versão, com estilo cubista – e mais de 57 vezes!

Além da pintura, no Museu Picasso é possível admirar objetos de cerâmica e esculturas feitas pelo autor. Boa parte dessas obras foram doadas pela viúva de Picasso. Ao acabar o passeio pelo andar superior, você sai por uma porta e dá de cara com uma sacada medieval bem bonita. Descendo as escadas, volta para a planta baixa.

Eu gostei muito de visitar a exposição, ver muitos dos quadros que eu só conhecia por fotografias e já admirava foi emocionante. Eu só fiquei chateada porque lá no Museu Picasso não está exposta a minha obra favorita do Picasso, o imenso painel chamado “Guernica”. Essa obra ficou muito famosa por ser uma crítica à violência da Guerra Civil Espanhola. Depois que chegamos em casa fui pesquisar e descobri que ela está no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madrid.

Na planta baixa do Museu Picasso estão a bilheteria, sanitários gratuitos (#ficadica de banheiro público bem limpinho no Bairro Gótico, hein!), a loja do museu e muitas vezes abriga as exposições temporárias do museu.  Um comentário sobre a loja do Museu Picasso: ela é imensa! Tem várias salas, e por ali dá pra ver tudo o que é objeto com estampas das obras do Picasso, livros de arte, DVDs, postais… Os preços variam bastante, vão dos souvenirs baratinhos até louças e quadros bem caros. Não deixe de visitar, nem que seja só pra dar uma olhada.

A loja do Museu Picasso é enorme e recheada de produtos.

A loja do museu é enorme e recheada de produtos.

Atualmente (fomos dia 28/02/2015), não está acontecendo nenhuma exposição temporária no Museu Picasso. A próxima será chamada Picasso/Dalí. Dalí/Picasso e estará aberta a partir do dia 20 de março de 2015. Essas exposições mudam ao longo do ano, então é legal visitar o site antes.

Dica importantíssima sobre as filas do Museu Picasso: como esse museu é um ponto turístico muito importante, vai ser difícil alguém passar na frente em qualquer dia e não ter uma grande fila se formando na rua. Muitas pessoas chegam ali e desistem devido ao tamanho da fila pra comprar os ingressos, achando que a filona vai levar duas horas… Mas não faça isso! Apesar de assustadora a fila anda rápido porque os atendentes da bilheteria são ágeis. Você vai perder uns 20-30 minutinhos do seu dia na fila, mas vai valer muito à pena.

Fila para entrar no Museu Picasso - apesar de assustar, a entrada é razoavelmente rápida. Não desanime.

fila na frente do museu – apesar de assustar, a entrada é razoavelmente rápida. Não desanime.

Outra dica quente sobre os ingressos: todo primeiro domingo do mês as entradas ao Museu Picasso são gratuitas, durante todo o dia! Tem que ficar na fila pra pegar o ingresso, mas você não paga nada pra entrar na exposição permanente. Além disso, nos outros domingos, a entrada também é gratuita das 15h às 19h.

Se você gosta de arte, de cultura espanhola ou de ver coisas impressionantes, não deixe de visitar o Museu Picasso! É um museu muito importante não só para Barcelona, mas para o mundo todo. Dentro do museu não é permitido fumar, comer e beber ou fotografar e filmar – mas na parte externa do prédio fotos estão liberadas!

Aproveitando que estamos falando de Picasso, brasileiros coloquem na agenda: o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro vai receber uma exposição com obras de Pablo Picasso e outros artistas espanhóis em de 24 de junho a 7 de setembro de 2015, com entrada gratuita! As obras que estão indo pro Brasil não são as mesmas do Museu Picasso, boa parte dela é de coleções expostas em Madrid. Fique atento à programação!

INFORMAÇÕES SOBRE O MUSEU PICASSO:

Museu Picasso
Montcada, 15-23
www.museupicasso.bcn.cat
Telefone: +34 93 315 01 02

Como chegar:
De metrô: Linhas L1 Arc de Triomf, L3 Liceu e L4 Jaume I
De ônibus: Linhas 17/ V17 / 45 / 120 parada Via Laietana
Linhas 14 / H16 / D20 / 59 parada Pla de Palau

Horários:
De terça à domingo das 9h às 19h e sextas das 9 às 21h30. Museu fechados às segundas-feiras.

Preços:
Entrada Combinada (Coleção permanente + coleção temporária) = 14 Euros
Entrada Coleção Permanente = 11 Euros
Entrada Coleção Temporária = 6,50 Euros
Menores de 18 anos não pagam entrada.
Pessoas de 18 a 25 anos e maiores de 65 pagam tarifas reduzidas.

Nossa parceira TicketBar oferece um tour guiado que passa por vários lugares ligados ao artista e inclui o museu pelo valor de 36€. O voucher chegará no seu e-mail. Basta comprar pelo banner abaixo.

Barcelona

Curta Estrangeira no facebook: Facebook.com/EstrangeiraViagens

Assine o canal do youtube do Estrangeira: bit.ly/YoutubeEstrangeira

Siga Estrangeira no instagram: @estrangeira

Listas dos posts participantes:

Américas:

Europa:

Diversos:

  • Mirella, Oscar, Martinha e Carina – Viajoteca – #Museumweek – 4 Museus pelo Mundo – Te Papa (Wellington – Nova Zelândia), Vizcaya Museum & Gardens (Miami – EUA), Pergamonmuseum (Alemanha – Berlin), Belgian Comic Strip Center (Bruxelas – Bélgica)
  • Thaissa Chagastelles – Viagem com a Thathá – Auckland Museum – (Auckland – Nova Zelândia)
  • Marina Vidigal – Ideias na Mala – Angkor National Museum (Siem Reap – Camboja)
  • Nívia Guirra – Viagens Invisíveis – 5 Museus Palácios no Marrocos (Marrakech e Fez – Marrocos)


Gabi Torrezani, 24, é formada em Audiovisual pela USP e acabou de começar a sua vida de estrangeira. Nas horas vagas, passa seu tempo entre blogs feministas, beijos de amor, filmes de Almodóvar e músicas de Madonna.


4 thoughts on “BARCELONA – Museu Picasso

  1. Fabia Fuzeti

    Oi Cláudia! Sim, Barcelona é uma cidade apaixonante. Não deixe de visitar o museu Picasso pois vale a pena. E aproveite para conhecer também o novo Museu de Culturas do Mundo, inaugurado agora em fevereiro. Fica bem na frente do Museu Picasso. É lindo também.

  2. Fabia Fuzeti

    Oi Camila, ainda não pode tirar foto. Apenas do prédio por fora. Usamos as fotos oficiais fornecidas pelo museu do espaço expositivo. A sala com As Meninas é realmente especial. Nossa, nesse momento você ia pirar pois está acontecendo uma exposição do Dali no Museu Picasso!

  3. Camila Torres

    Quando eu fui não podia tirar foto, mas “As Meninas” do Picasso nunca saíram da minha memória.
    Acho que foi depois desta visita que o Salvador Dalí perdeu o posto de meu pintor preferido. 🙂

    []s
    Camila

  4. Claudia Bömmels

    Sou apaixonada por Barcelona e já visitei duas vezes a cidade. Esse museu vai entrar na lista para a próxima visita. Já somente o prédio vale a pena! Abcs de Berlim, Claudia – Brasileiros Mundo Afora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *