Tuesday 22 August 2017
  • :
  • :

CHINA

CHINA

 

Links para cidades:        BEIJING

 

A República Popular da China está localizada na Ásia Oriental e é o país mais populoso do mundo. É também o terceiro maior país do planeta, sua capital é Pequim e a língua official é o mandarim (mas o cantonês também é falado por lá). A moeda official é o Yuan e seu regime político é socialista.

As religiões predominantes na China são budismo, confucionismo, taoismo e a religião tradicional chinesa. O país tem dimensões continentais e por isso tem uma variedade muito grande de características. A costa do país, a leste, concentra boa parte da população e detém o poderio econômico (por lá se pratica o chamado socialismo de mercado – as cidades de negócio praticam vendas e transações comerciais, e os produtos advém em parte do estado e em parte de empresas privadas). O interior do país, por outro lado, é rural e ali o sistema socialista de controle estatal é bem mais forte.

Visitando a China é possível ter contato com uma tradição histórica milenar e uma cultura muito rica. Ao mesmo tempo, as pessoas também vão pra lá para ver as cidades altamente tecnológicas e industrializadas. Além de Pequim, outros famosos destinos da China são Xangai e Hong Kong.

É muto difícil definir o clima da China, por suas dimensões enormes. No norte e no interior o clima é mais temperado, junto à Mongólia é desértico e no sul e sudeste chega perto do tropical. O país é famoso por seus ventos fortes, as monsões.

Para ir do Brasil de avião é preciso fazer pelo menos uma escala em algum lugar do mundo. Dá pra fazer pela Europa ou Estados Unidos. As opções mais baratas incluem 2 ou até 3 escalas. Para entrar na China o brasileiro precisa de visto, que deve ser retirado no consulado chinês no Brasil com antecedência. Você leva vários documentos, paga a taxa e tira o visto (eles não fazem muitas perguntas, é um processo tranquilo). Veja mais detalhes sobre o visto chinês AQUI.

 

Quando resolvi ir alguns amigos acabaram me assustando um pouco, dizendo que era muito difícil se comunicar, que a comida era horrível e que tinham passado fome. Então já estava considerando a ideia de contratar um guia. Quando resolvi acrescentar uma cidade a mais no meu roteiro já apertado, vi que seria a única maneira de conseguir fazer tudo o que eu queria no tempo que tinha disponível. Resolvi me virar sozinha nas duas cidades maiores Pequim e Xangai e contratar guia nas cidades menores: Datong, Pingyao e Xian. O que foi acertado, especialmente porque a China foi a parte final de uma viagem de 2 meses pauleira pela Ásia e a esta altura eu estava tão cansada que não aguentaria sem o guia e o carro. Em 2012 o dólar não estava tão alto e os valores foram bem razoáveis. O pacote com guia, carro com motorista, minhas refeições, entradas para as atrações e 2 passagens de trem custou cerca de US$ 1.100. Um detalhe: o único jeito de comprar passagens de trem na China é usando alguma agencia de turismo. Um turista não consegue comprar sozinho. Eu escolhi fazer dois trechos em trens noturnos para não perder tempo. Assim eu embarcava a noite e bem cedo estava na cidade seguinte com meu motorista e guia me esperando.  Acabei me arrependendo de não ter pego guia em Pequim e Xangai também. Uma das razões foi que o dinheiro que eu perdi no golpe que cai, teria pago o guia.

A China é um país muito bacana para visitar, mas é preciso estar atento o tempo todo porque tem muito golpista tentando tirar vantagem dos turistas. Eu cai num golpes, amigos também e por isso fizemos um post específico contando sobre os golpes mais comuns, pra você não ser o próximo! LEIA AQUI!

 

Meu roteiro na China foi:

3 dias em Pequim
voo para Datong onde visitei o Hanging Monastery e Yungang Grottoes
trem noturno para Pingyao onde passei dois dias
trem noturno para Xian onde visitei o exército de Terracota e fui até a Montanha sagrada Hua Shan
voo para Xangai onde passei 2 dias
voo para Hong Kong para pegar o voo para Londres

Ainda não tive tempo de escrever sobre essa viagem, mas se você estiver indo viajar para lá e quiser conversar a respeito, entre em contato!

Gostou? Siga as Estrangeiras nas redes sociais!

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
  • Google+
  • RSS
  • Follow by Email
  • TWITTER