Wednesday 24 May 2017
  • :
  • :

ESPANHA

Bandeira da Espanha

GUIA DE CIDADES:    BARCELONA     FIGUERES       MADRI         SITGES        TARRAGONA         TOLEDO          VALÊNCIA              SEVILHA

Post com dicas práticas para quem está pensando em estudar/morar na Espanha

Localizada na Península Ibérica, sudoeste Europeu, a capital da Espanha é Madri e a língua oficial é o espanhol (ou castelhano, como os locais chamam). É importante ressaltar que, apesar de o espanhol ser idioma oficial no país, existem regiões nas quais outra língua co-oficial é falada também e muitas vezes com mais frequência que o próprio espanhol!

  • Na região da Catalunha e nas Ilhas Baleares a língua predominante é o catalão (uma mistura de espanhol, francês, italiano e português de Portugal com um sotaque bem próprio). Para nós, falantes de português é possível entender o catalão nas palavras escritas, mas ao ouvir alguém falar é muito difícil captar algo. Mas fique tranquilo, na capital da Catalunha, Barcelona, as pessoas respondem em espanhol tranquilamente – e como é uma cidade muito turística muitas vezes também ajudam em inglês ou outras línguas.
  • No País Basco e em Navarra a língua predominante é o basco (euskara), uma língua esquisita que não se parece com nenhuma outra.
  • Na Galícia a língua predominante é o galego que é muito parecido com o português.

O país faz parte da União Europeia e por isso a moeda utilizada é o Euro. É um dos destinos mais populares da Europa pelos seus famosos pontos turísticos e cultura tradicional e marcante. O flamenco é a dança típica que atrai muitos visitantes… Não podemos esquecer da culinária atrativa, que inclui os mais diversos tipos de jamón e as tradicionais paellas.

Além de Madri, a Espanha ainda tem como cidades turísticas importantes Barcelona, Valencia, Sevilha e Ibiza.

O país tem um clima mediterrâneo – justamente por estar localizado no Mar Mediterrâneo! Isso significa que ao longo da costa do país, os climas são mais amenos e chove bastante. Já na área continental o verão é bem quente e o inverno bem frio, com menos períodos de chuvas.

Para ir pra lá do Brasil dá pra pegar um voo direto, existem várias opções saindo das mais diversas capitais brasileiras. É claro que opções de vôos com escala também existem e podem ser mais econômicas. O maior aeroporto da Espanha é o Barajas-Madrid, e de lá dá pra pegar voos pra muitas outras cidades (para ir para Barcelona, por exemplo, que é um dos destinos turísticos mais importantes, a conexão saindo de Madrid leva menos de duas horas). Se você já estiver passeando pela Europa, dá pra chegar de trem ou de carro também. Brasileiros que estão viajando para a Espanha a turismo não precisam de visto de entrada.