Wednesday 24 May 2017
  • :
  • :

Conheça Cardiff, a capital do País de Gales.

 

Cardiff, a capital do País de Gales, é uma encantadora cidade não muito grande. A língua oficial por lá é o inglês. Apesar disso, o país manteve sua língua original – o galês – e nessa língua o nome do país é Cymru e a capital é Caerdydd. Aliás, uma curiosidade muito legal: em inglês, o nome de País de Gales é “Wales”, uma palavra de raíz germânica que significa ESTRANGEIRO.

No País de Gales o visitante vai encontrar tudo escrito em duas línguas – Inglês e Galês. Croeso i Caerdydd! Ou welcome to Cardiff!

 

A moeda usada é a Libra Esterlina. Apesar de fazer parte do Reino Unido, lá eles têm um parlamento autônomo. Os vistos e processos imigratórios de País de Gales são os mesmos válidos para o Reino Unido (para turismo, brasileiro não precisa de visto de entrada).  O país é cortado por uma cordilheira de montanhas e tem parques naturais muito bonitos a se visitar.

Escultura com vista pro mar na Baía de Cardiff

Escultura com vista pro mar na Baía de Cardiff

Como chegar em Cardiff

Dá pra chegar de avião, pelo Aeroporto Internacional de Cardiff, mas não tem voo direto do Brasil – é preciso fazer escala em Londres, Paris ou Amsterdã. Se você já estiver passeando pela Europa, dá pra ir de trem também ou até de carro.

É possível chegar na capital do País de Gales de avião, estrada, balsa e trem. A viagem de trem de Londres dura cerca de 2 horas, saindo de Paddington e chegando em Cardiff Central. Você pode pesquisar e comprar os tickets neste site (em inglês).

Em Cardiff fiquei hospedada no Nomad Backpacker, um albergue no centro da cidade. Tem cozinha equipada, uma área comum, com jogos, TV, wifi gratuito. O lugar é bom para fazer amigos. Fiquei num quarto individual bem pequeno, mas era ok. Só os banheiros compartilhados que não eram muito limpos.

Você pode reservar seu hotel ou hostel em Cardiff pela nossa caixinha especial do Booking.com! Você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog Estrangeira a continuar na ativa! Conta com a segurança do Booking.com e pode tirar dúvidas conosco. Fiz uma caixinha de busca só de Cardiff, aqui: 



Booking.com

O que ver em Cardiff

Cardiff é conhecida por seus inúmeros castelos. O principal, Castelo de Cardiff, fica bem no centro da cidade e tem mais de 2000 anos de História. Confira o link para horário de funcionamento. O ponto alto é a visita à casa que serviu de residência de famílias nobres. Lindíssimo. Você pode comprar o ingresso antecipado, por 12,50 libras, neste link.  É o mesmo valor do ingresso comprado lá na hora, mas pode ser uma boa para já se planejar e garantir sua entrada antes. 🙂

Castelo de Cardiff, País de Gales

Do alto da torre de defesa dá para apreciar uma bela vista da cidade, inclusive o Estádio de Cardiff.

Ao fundo o estádio de Cardiff visto do alto do castelo.

Ao fundo o estádio de Cardiff visto do alto do castelo.

 

Além do Castelo de Cardiff, é possível visitar também o Castell Coch, as ruínas do Castelo Twmpath e o Saint Fagans Castle. Como minha visita foi curta, fui apenas ao primeiro. Junto ao St Fagans Castle fica o Museu de História Natural de St Fagans, um grande museu a céu aberto que abriga diversas construções do país que foram reconstruídas ali. Os turistas podem encontrar diversos tipos de casas galesas.

Uma coisa bacana de se fazer é a Cardiff Centenary Walk, uma caminhada pelo centro de Cardiff, que foi estabelecida em comemoração do centenário de Cardiff como cidade (celebrado em 2005). A caminhada tem 41 pontos de interesse ao longo de 3,6 quilômetros.

Os pontos são marcados por placas no chão, que indicam e direcionam os turistas. O trajeto começa e termina no Carfiff Visitor Centre, na Old Library. Lá eles tem um mapa/folheto que também serve de guia.

Galeria de Cardiff

Uma das charmosas galerias de Cardiff

A cidade é cortada por dois rios, o Taff e o Ely. Uma barragem formou um grande lago onde hoje fica a Baía de Cardiff (Cardiff´s Bay), um lugar encantador. Fiquei um pouco assustada como estava vazia num dia de semana de inverno. Parecia uma cidade fantasma.

A Baía de Cardiff é um lugar lindo, mas deve ficar mais agitado num dia quente de verão. rs

A Baía de Cardiff é um lugar lindo, mas deve ficar mais agitado num dia quente de verão. rs

 

Para chegar lá peguei um trem do centro para a estação Cardiff Bay. Foi uma jornada bem curta. O táxi também é ótima opção. Se estiver em mais de uma pessoa, custará quase o mesmo preço.

Logo saindo da estação já é possível avistar o Wales Millenium Centre, casa da Ópera de Gales. No complexo cultural há teatro, exposições, restaurante e escritório de atendimento ao turista, com grande variedade de publicações e souvenirs.

Wales Millenium Centre

Um momento perfeito!

 

Andando um pouco mais há a Norwegian Church e a Assembleia de Gales.

A Mermaid Quay reúne restaurantes, bares, cafés e lojas de frente para o rio. Ali experimentei as tradicionais panquecas galesas na Fabulous Welshcakes. Eles faziam as panquecas ali na hora, quentinhas e gostosas! Endereço: Unit 14, Bute Street, Mermaid Quay.

Infelizmente estava chovendo e frio. Mas em um dia bonito, dá para fazer passeios de barco pela baía e diversas atividades aquáticas ou visitar o Techniquest Science Discovery Centre.

Várias opções de bares e restaurantes na Mermaid Quay

Várias opções de bares e restaurantes na Mermaid Quay

 

Para fãs de TV é possível ainda visitar a Doctor Who Experience, paraíso para fãs da série de ficção científica. É um passeio super legal, eu adorei! Fizemos um post completo com vídeo sobre a atração. Veja aqui.

Muitas cenas de diversas temporadas de Doctor Who foram gravadas em Cardiff, e existem tours que passeiam pelos locais das gravações. Um muito legal é esse aqui, que custa 27 libras por pessoa: Doctor Who Tour em Cardiff: Passeio de meio-dia em minibus. 


box-planeje-viagem-teste-2

Clique aqui para fazer o seu seguro viagem com a Real Seguros

Clique aqui para reservar seu hotel ou hostel no Booking.com

Clique aqui para pesquisar câmbio com a Melhor Câmbio